quinta-feira, 4 de julho de 2013

RELEVÂNCIA NEGATIVA DA OBESIDADE; ENVOLVE DOENÇAS QUE INTERFEREM NO FÍGADO (ESTEATOSE), DIABETES TIPO 2, OBESIDADE VISCERAL, CARDIORRESPIRATÓRIOS, ENTRE OUTROS...; ENDOCRINOLOGISTAS – DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA V. CAIO.

É CONSIDERADO RELEVANTE O ESTUDO DA OBESIDADE MEDIANTE A ANÁLISE E A AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS INTERDISCIPLINARES INERENTES A ESSE TEMA, PORTANTO, OS PROGRAMAS PARA REDUÇÃO DE PESO CORPORAL DEVEM ENFOCAR AS BASES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR E DESENVOLVER, EFETIVAMENTE, AÇÕES INTERDISCIPLINARES QUE PERMITAM OBTER RESULTADOS EFICAZES NO TRATAMENTO DA OBESIDADE.
 
O consumo de refrigerantes tem se tornado altamente prevalente nas últimas décadas e seu consumo excessivo está relacionado com o aumento da prevalência da obesidade e suas conseqüências. O aumento no consumo de bebidas açucaradas está associado ao aumento na ingestão energética, ganho de peso, obesidade central, obesidade visceral e diabetes. O guia alimentar para a população brasileira sugere a redução em pelo menos um terço no consumo atual dessas substâncias como uma das estratégias para uma alimentação saudável.
A última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada no Brasil mostrou aumento considerável no consumo de refrigerantes (400%), se comparado ao da década de 1970. Estudos recentes mostram que a freqüência do consumo de refrigerantes na população adulta é elevada, principalmente entre homens, fumantes, que consome lanche semanalmente e não fazem consumo regular de frutas, verduras e legumes. Uma possível explicação para o aumento de peso decorrente do consumo excessivo de refrigerantes seria o fato dos efeitos fisiológicos da ingestão energética sobre a saciedade serem diferentes para líquidos e para alimentos sólidos. 
 Dessa forma, o carboidrato ingerido em líquidos promoveria um balanço energético positivo maior, ou seja, há um aumento nas calorias ingeridas e uma diminuição do gasto energético, sendo assim, acaba ganhando uns quilinhos a mais e rapidamente tornam obesos, pois a energia extra vão se acumulando aos poucos. Indivíduos que tomam freqüentemente refrigerantes têm um hábito alimentar pouco saudável, pois o consumo de refrigerantes estimula o apetite para os alimentos não nutritivos como hambúrgueres e pizzas. A população deve se conscientizar e reduzir o consumo de refrigerantes, alimentos pouco nutritivos, que implicam no aumento da ingestão calórica e posteriormente levar a obesidade e doenças relacionadas ao ganho de peso. O que mais preocupa os profissionais da área é que apesar da síndrome metabólica estar definida como um conjunto de sinais e sintomas desde 1987 com o alerta do Prof. Dr. Gerard Reaven da universidade de Stanford – USA, ainda são encontrados acréscimos de comprometimentos ligados a obesidade abdominal que está ligada a síndrome metabólica como recente pesquisa inglesa sobre a testosterona, portanto a relevância desta doença massacrante deve ser observada com muito cuidado e levada a sério. 



Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:

 1. O consumo de refrigerantes em excesso pode levar a obesidade...
http://gorduravisceral.blogspot.com

2. Pessoas que tem consomem refrigerantes com muita freqüência, geralmente não tem hábito de comer frutas, verduras e legumes...
http://nutricaocontrolada.blogspot.com/

3. A sensação da saciedade é diferente para líquidos e para alimentos sólidos...
http://emagrecendocontinuar.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:

 Prof. Dr. J. Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil,Rombaldi, A. J.; Neutzling, M. B.; Silva, M. C. et al. Consumo regular de refrigerante não dietético. Revista de Saúde Pública 2011;45(2):382-90.

Contato:
Fones: 55(11)5087-4404 ou 6197-0305
Nextel: 55(11) 7717-1257
ID:111*101625
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: drcaio@vanderhaagenbrasil.com
drahenriqueta@vanderhaagenbrasil.com
vanderhaagen@vanderhaagenbrasil.com

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br
www.obesidadeinfoco.com.br
www.crescimentoinfoco.com.br

http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

 




 
Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Nenhum comentário:

Postar um comentário